Blog

lente de contato dental

Lentes de Contato Dental

Atualmente, cresce cada vez mais a valorização da beleza e isto influencia diretamente fatores sociais, culturais e psicológicos. Este fato intensificou a exigência e a busca da população pela estética em diversos segmentos, e a Odontologia é um deles. O número de pacientes que procuram melhorar seus sorrisos esteticamente tem crescido de maneira considerável. Tais exigências direcionaram os estudos da odontologia para aprimorar suas técnicas e alternativas para aperfeiçoamento da estética do sorriso com menor custo biológico, ou seja, de maneira menos invasiva, uma dessas alternativas é a lente de contato dental (facetas com até 0,5mm de espessura).

As primeiras facetas surgiram em 1930, na indústria de filmes norteamericana, como medida temporária com o intuito de modificar o sorriso dos artistas. Eram feitas sem desgaste e fixadas provisoriamente. Nessa época, os tipos de porcelana ainda eram frágeis e os conceitos de adesão (aderência da lente no dente) ainda eram escassos.

Frente a esses empecilhos, os sistemas de porcelana e adesivos passaram, desde então, por intensas evoluções. Como resultado, hoje temos cerâmicas mais resistentes e esteticamente semelhantes aos dentes naturais, e um sistema adesivo bastante desenvolvido e confiável, permitindo-nos praticar uma odontologia com o mínimo desgaste suficiente para criar espaço
para a lente. Esse desgaste então é feito a partir de uma simulação de um possível resultado e, muitas vezes, pode ser desnecessário. Apenas em alguns casos discute-se um preparo um pouco mais invasivo, por exemplo a presença de dentes escurecidos.

A lente de contato dental, então, tem um caráter estético e reabilitador, que visa modificar forma, cor e harmonia dos dentes, podendo ou não devolver dimensões perdidas em desgaste por bruxismo ou fraturas, por exemplo. Literalmente, as facetas são finas lâminas de porcelana, com formato e cor aprovadas pelo paciente e dentista, cimentadas sobre o dente preparado. Este tratamento pode ser realizado por qualquer dentista, de preferência especialistas em Dentística ou Prótese Dentária.